quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Discurso Ivan Kelner - 27 de Janeiro

Excmo senhor presidente da republica, Luis Inácio Lula da Silva, Excmo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Excmo governador da Bahia, Jacques Wagner, Excmo prefeito da cidade do Recife, João da Costa, Srs ministros e parlamentares, Sr Embaixador do estado de Israel, Giora Becher e demais embaixadores, autoridades e público presente, boa noite!

Neste dia, 27 de janeiro, não devemos apenas lembrar a destruição de 2/3 dos judeus da Europa, mas também a trag´=edia devastadora em Rwanda, quando em 1994 um conflito brutal ceifou a vida de 800.000 pessoas em um espaço de 100 dias.

O dia mundial de lembrança do Holocausto foi anunciado em 27 de janeiro de 2000 em Estocolmo e na ocasião os chefes de estado europeus se comprometeram pessoalmente a promover um contínuo programa de educação sobre o genocidio. As pessoas se perguntavam então, "Porque precisamos lembrar? Isto é coisa do passado!". Desde então tivemos o 11 de setembro, o 11 de março em Madrid e repetidos atos de terror por todo o mundo.

A resposta para os que se fazem esta pergunta, é que existe apenas uma cura para o virus do ódio e ela se chama educação. Dois mil anos atrás, nossos sábios disseram: "Uma única vida humana é como o universo". Salve uma vida e você estará salvando o mundo. Mude uma vida e você estará começando a mudar o mundo. Numa época como a nossa de ódio religioso e terror global, esta mensagem não poderia ser mais clara.

E ela está sendo dada por todas as nações, entre elas o Brasil e Israel, que se mobilizaram em socorro diante da tragédia natural ocorrida no Haiti. Estas nações, com suas ações, estão dizendo ao mundo que amar a Deus é reconhecer Sua imagem na face humana, especialmente naquelas cuja fé, cor ou cultura sejam diferentes da nossa. Possam estes atos inspirar a todos, especialmente àqueles que odeiam.

Aqui, hoje, diante da primeira sinagoga das Américas, patrimônio resgatado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Recife, pelo Banco Safra, pela CONIB e pela Federação Israelita de Pernambuco, dedicamos esta cerimonia aos oprimidos e perseguidos, onde quer que estejam, jovens e velhos, judeus e não judeus, na esperança de que o tempo do ódio ao nosso semelhante possa cessar um dia.

Muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário